Ver bem, para viver bem é o novo blog da Óptica belavista

Café protege células da retina

Consumo de cafeína protege as células da retina

Quem o diz é um estudo realizado por investigadores das Universidades de Coimbra (UC) e de Bona (Alemanha). O consumo de cafeína, em doses equivalentes a 2/3 cafés por dia, protege as células da retina. Estas conclusões são super importantes pois abrem caminho para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças … Continue a ler Consumo de cafeína protege as células da retina

Anúncios
Presentes de Natal última hora

Óculos de sol: presentes para este Natal

Estamos mesmo, mesmo a chegar ao Natal, o fim de semana mágico, em que os sonhos se tornam realidade é já o próximo... o Pai Natal já começou a arrumar os presentes  para distribuir, os Reis Magos chegam a todos os lados desde o Oriente com presentes para oferecer...e...e...no seu saco de presentes ainda falta … Continue a ler Óculos de sol: presentes para este Natal

Percepção das cores Daltonismo

Mulheres e homens têm uma percepção de cores diferente

Sabia que mulheres e homens percebem as cores de maneira diferente? As mulheres experimentam o mundo em cores mais quentes e geralmente podem distinguir diferentes tons de vermelho melhor do que os homens. Os homens, por outro lado, são mais capazes de perceber pouco contraste e movimentos rápidos. Supõe-se que isso tem um fundo evolutivo: … Continue a ler Mulheres e homens têm uma percepção de cores diferente

irritação+lentes de contacto+computador

Uso o computador por muito tempo e as lentes de contacto incomodam-me

Por motivos profissionais, ou simplesmente por puro prazer, a maioria de nós passa atualmente muitas horas por dia com as novas tecnologias: computadores, tablets, smartphones…A consequência são olhos mais cansados e fragilizados, originando a chamada fadiga visual.

oculos pre graduados

Óculos Pré-Graduados, o que precisa de saber!

A partir dos 40 anos de idade, a visão de perto tende a piorar e a leitura pode tornar-se uma tarefa difícil porque as palavras parecem desfocadas na página. Nesses casos, o uso de óculos de leitura pode ajudar. Nos óculos de leitura, as lentes monofocais são adaptadas à distância de leitura individual do utilizador, … Continue a ler Óculos Pré-Graduados, o que precisa de saber!

Lentes de contacto coloridas Halloween

Lentes de Contacto no Halloween: o que precisa saber para que possa ficar seguro e ter um Halloween memorável!

Se já gosta de lentes de contacto coloridas, o Dia das Bruxas pode ser um bom momento para as experimentar. As lentes de contacto cosméticas são lentes moles, de cor, podem ser graduadas e existem numa variedade de tons para mudar a cor natural dos olhos. Estas lentes são uma maneira divertida de mudar o seu … Continue a ler Lentes de Contacto no Halloween: o que precisa saber para que possa ficar seguro e ter um Halloween memorável!

Vai lá para fora brincar Miopia e ar livre

MIOPIA

A miopia ou “ver mal ao longe”, é um erro refactivo em que conseguimos ver perfeitamente os objetos próximos, mas as coisas mais afastadas podem aparecer desfocadas. Quem é míope muito provavelmente já deve ter ouvido como explicação para a sua miopia algo como:  “A culpa é dos seus genes….” ou …”a culpa é do seu gosto pela leitura.” No entanto pesquisas mais recentes sugerem que estas justificações estão relativamente enganadas. Há muitos outros fatores do mundo moderno podem estar a contribuir para a miopia.

A ideia de que a miopia é primariamente genética pode levar-nos a pensar: como é que os nossos antepassados não foram eliminados se tinham dificuldades de ver? Se tivéssemos genes da miopia, estes nossos antepassados seriam “heróis” que conseguiram sobreviver apesar da sua clara desvantagem, isto porque sendo míopes muito possivelmente não conseguiriam saber se o que estava à sua frente seria uma enorme pedra ou um rinoceronte…

View original post mais 356 palavras

DIA MUNDIAL DA VISÃO

DIA MUNDIAL DA VISÃO – “Make vision Count”

A degradação da visão acontece progressivamente, sem que verdadeiramente se dê conta. Frequentemente, quando se toma consciência, já a perda visual é grande e prejudicial à qualidade de vida e à saúde. Desta forma, quanto mais cedo for identificada, melhor! É importante realizar um rastreio visual anualmente. Cuidar dos olhos envolve também  outras pequenas atitudes … Continue a ler DIA MUNDIAL DA VISÃO – “Make vision Count”