A miopia ou “ver mal ao longe”, é um erro refactivo em que conseguimos ver perfeitamente os objetos próximos, mas as coisas mais afastadas podem aparecer desfocadas. Quem é míope muito provavelmente já deve ter ouvido como explicação para a sua miopia algo como:  “A culpa é dos seus genes….” ou …”a culpa é do seu gosto pela leitura.” No entanto pesquisas mais recentes sugerem que estas justificações estão relativamente enganadas. Há muitos outros fatores do mundo moderno podem estar a contribuir para a miopia.

A ideia de que a miopia é primariamente genética pode levar-nos a pensar: como é que os nossos antepassados não foram eliminados se tinham dificuldades de ver? Se tivéssemos genes da miopia, estes nossos antepassados seriam “heróis” que conseguiram sobreviver apesar da sua clara desvantagem, isto porque sendo míopes muito possivelmente não conseguiriam saber se o que estava à sua frente seria uma enorme pedra ou um rinoceronte. Já tinha pensado nisto?

“Se deixados em seu habitat natural, ao ar livre, os humanos não se tornam míopes”, – Flitcroft.

Ian Flitcroft, do Children’s University Hospital de Dublin, na Irlanda, define a miopia como uma doença industrial: “Os nossos genes podem até ter um papel ao definir quem se tornará míope, mas foi apenas por causa de uma mudança ambiental que os problemas surgiram”.

Alguns estudos apontam para a maneira como somos educados hoje em dia pode ter provocado o aumento da miopia. Outros argumentam que é o tempo passado dentro de espaços fechados que mais influencia na visão, e não o ato de ler. Pesquisas realizadas na Europa, na Austrália e na Ásia indicam que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre têm bem menos probabilidade de desenvolver miopia do que aqueles cujas vidas acontecem entre quatro paredes.

E por que é que isso acontece?

Uma explicação popular é a de que a luz do sol nutre os olhos. Também pode ser porque a luz do sol estimula a fixação de vitamina D, responsável pela saúde do cérebro e do sistema imunológico, e que também pode regular a saúde dos olhos. Uma ideia com mais aceitação é a de que o sol estimula a libertação de dopamina diretamente nos olhos.

A miopia é causada pelo crescimento excessivo do globo ocular, o a formação de uma imagem na retina. Mas a dopamina parece conter esse crescimento, mantendo o olho saudável.

Um erro muito comum é acreditar que os óculos são maus para os nossos olhos, mas desengane-se quem ainda pensa assim, estudos mostram que isso não é verdade!

É importante fazer regularmente exames aos olhos, uma vez que a miopia comum normalmente manifesta-se cedo. Mas se quer já tomar algum tipo de atitude, vai gostar de saber que a maioria dos investigadores concorda que incentivar as crianças a brincar ao ar livre – longe da televisão e dos telemóeveis – poderá ajudar a reduzir a miopia nas crianças. Ir a um parque e brincar ao ar livre pode ser uma ótima forma de criar laços e talvez de ajudar também os olhos dos seus filhos.

Anúncios

One thought on “Vai lá para fora brincar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s