Nascido em 1960, Bono, vocalista do grupo musical irlandês – U2 – faz hoje a bonita idade de 56 anos de idade.

Parabéns, Bono..que contes muitos!

Num estilo inconfundível Bono Vox aparece sempre –  dentro e fora dos palcos – com  óculos escuros, uma imagem de marca que é um dos maiores motivos de piadinhas dos haters do cantor, mas a verdade é que Bono não tira nunca os óculos escuros, quer faça chuva ou sol, não por vaidade, mas sim porque tem glaucoma. Doença que o cantor tem há mais de 20 anos.

A doença, que comprime as fibras do nervo óptico e da retina e pode provocar a perda da visão e também deixa os olhos mais sensíveis à luz.

O tratamento da doença nutre maior efeito se for diagnosticada precocemente. Mas metade dos doentes nem sempre tem consciência que sofre de glaucoma, pelo que mais de 30 milhões de pessoas estão a perder a visão lentamente sem terem essa consciência, o que pode mesmo provocar a cegueira, daí o glaucoma ser apelidado frequentemente de “ladrão silencioso da visão”.

“O glaucoma pode permanecer silencioso e, portanto, não diagnosticado durante anos até a visão se começar a deteriorar, logo os exames regulares à visão são a única forma de detetar esta doença ocular cedo o suficiente para ser devidamente tratada“, diz José Moura Pereira, oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e coordenador do Grupo Português do Glaucoma.

“Não existe, hoje, uma cura para o glaucoma, mas com um tratamento eficaz é possível atrasar a sua progressão. Uma pressão ocular elevada é o fator de risco, sobre o qual se pode atuar, mais importante para o glaucoma. Portanto, manter a pressão ocular sob controlo é a chave para ajudar os pacientes de glaucoma a preservar a sua visão”, concluiu o profissional.

Os tratamentos incluem gotas oculares, medicamentos orais, como também cirurgias. Portadores de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, mais idosos, afrodescentes com mais de 40, descendentes asiáticos (glaucoma de ângulo fechado), e ex-consumidores de esteróides, devem consultar um especialista pois têm risco acrescido de contrair glaucoma.

https://youtu.be/3FsrPEUt2Dg

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s